- Área: 450 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:César San Millán
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar se desenvolve fundamentalmente em planta, deixando apenas o 1º pavimento um pequeno estúdio e uma suíte para convidados.
O terreno tem uma inclinação no sentido Norte/ Sul, sendo que a construção ocupa a parte Norte do mesmo, liberando o maior espaço possível para a orientação Sul.
O projeto obedece uma arquitetura fragmentada, com uma composição de diversas volumetrias, coberturas planas ou inclinadas, dependendo da orientação e dos espaços que elas cobrem.
O elevador, junto das chaminés, formaliza o volume mais alto e esbelto, por necessidades funcionais, que enfatiza encaixando-o com o resto das volumetrias.
O edifício foi revestido de pedra calcária branca e zinco pré-patinado em preto, nas volumetrias inclinadas.
A orientação dos espaços diurnos é a do meio-dia e os espaços noturnos estão na orientação Norte e Leste.
O desenho do edifício foi realizado com critérios de eco-desenho, na elaboração do projeto foram avaliados os aspectos ambientais e foram definidas ações para alcançar estes objetivos, provando-os possíveis.
A climatização do edifício se realiza mediante um sistema de bomba de calor geotérmica com aquecimento e refrigeração, dispõe de ventilação mecânica com recuperação de calor, os vazios tem proteção solar de diferentes características, segundo sua orientação, os materiais utilizados tem certificados de sustentabilidade, sendo também recicláveis em sua maior parte.